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Produto encalhou? Veja como vender itens que pararam no estoque

Essa ação é fundamental para gerar capital de giro

Produto parado é dinheiro parado, ou seja, é sinônimo de prejuízo. Embora o ideal, obviamente, seja evitar encalhes, há algumas dicas para contornar a situação.

Os especialistas dizem que a regra número 1 é acertar na compra. “Problemas acontecem, mas o princípio do gestor é evitá-los. A ponta do processo é comprar bem e certo para não sobrar. E, além disso, garantir o giro do produto”, defende Ricardo Pastore, coordenador do Núcleo de Varejo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

O especialista reforça que, muitas vezes, o dinheiro que está faltando no caixa está sobrando no estoque. “A empresa pede empréstimo no banco para honrar a folha de pagamento e nem percebe que o recurso está na casa, na forma de produtos parados. Acredito que isso ocorra até por questões culturais, gente que ainda acha que precisa aproveitar qualquer oferta de fornecedores, que viveu tempos de inflação alta [quando tudo se desvalorizava rapidamente], e acaba fazendo compras desnecessárias”, afirma Pastore.

“A principal medida para evitar encalhe de mercadorias é ter conhecimento absoluto sobre o perfil do seu cliente”, aponta Ênio Pinto, gerente de relacionamento com o cliente do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Para ele, ao focar nos desejos e necessidades do consumidor, o empreendedor faz as compras adequadas para atender suas expectativas.

Outra dica, Ênio Pinto explica, é acompanhar as tendências do segmento em que atua: quais são os modismos, as ondas de consumo ligadas ao tipo de produto que comercializa etc.. “Uma maneira de fazer isso é visitar a concorrência e os líderes de mercado”, diz.

Por fim, vale destacar que o monitoramento constante das vendas e se antecipar a situações de risco são essenciais para evitar encalhes. No caso de um comércio de roupas, por exemplo, se a virada de coleção em função da mudança de estação está próxima, é interessante identificar o estoque que não foi comercializado até então e entender que ele virou encalhe. É hora de dar mais visibilidade a ele na loja e oferecer descontos para que circule minimamente.