O mercado de Venture Capital esteve em destaque no recente evento Bossa Summit, promovido pela Bossa Invest. Assuntos técnicos estiveram em pauta no palco, como a análise dos impactos globais e projeções para o setor de inovação trazidos pelo Economista Ricardo Amorim. Segundo ele, citando estudo da Fiesp, o Brasil é o maior exportador mundial de grãos de café, que exporta o grão e importa a cápsula para expresso, pagando até 37 vezes mais. Por quê? Porque para produzir a mesma cápsula internamente, iríamos arcar com um custo tributário 97 sete vezes maior, por causa do imposto em cascata.
Nessa metodologia, a cada etapa de produção e distribuição, tributa-se novamente, desconsiderando o que já foi recolhido. A indústria beneficia e vende o café em pó, recai imposto sobre o preço deste produto. A indústria produtora da cápsula ao vendê-la, vai tributar novamente sobre o total da saída e assim sucessivamente, passando pelo atacadista, varejista até chegar ao consumidor final.
E quanto maior é a cadeia de produção e distribuição, maior fica o custo. A reforma tributária sobre o consumo acaba com o imposto em cascata. Ao longo dos próximos dez anos, o ciclo muda para que o imposto da etapa anterior seja considerado no cálculo do imposto da atual, gerando um efeito de tributação apenas sobre o acréscimo de cada etapa.
Isso significa que haverá forte mudança no crescimento entre diferentes setores no Brasil, sendo esperada uma alavancagem maior na indústria. Por outro lado, o governo já deixou claro que a Reforma não importará em diminuição da arrecadação. Quem paga a conta disto? Pelo que temos até o momento, o setor de serviços, uma vez que essa é uma área que consome menos insumos na entrada para abater na etapa seguinte.
Sendo assim, as startups que operam com serviços precisarão repensar suas estratégias tributárias e reprecificar seus contratos. Como a implementação da Reforma se dará em estágios, iniciando em 2026 e com previsão de vigência integral em 2033, as empresas terão de ajustar suas estratégias de preço de forma preventiva e assertiva, visando evitar o impacto na diminuição do ROI.