Search
Close this search box.

Escritório regional do Sebrae/CE no Cariri apresenta balanço das ações em 2024

Empreendedores, lideranças empresariais, gestores públicos, representantes da sociedade civil, academia e parceiros da região do Cariri tiveram a oportunidade de conhecer os resultados da atuação do Escritório Regional do Sebrae/CE no ano de 2024. O balanço das ações fez parte do encontro Sebrae Cariri Comunica realizado nesta quinta-feira (12), no Milênio Buffet, em Barbalha.

O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, abriu o encontro parabenizando a equipe que integra o escritório da instituição na região pelo comprometimento com a construção de um território cada vez mais desenvolvido e sustentável. “O grande patrimônio do Sebrae são as pessoas e aqui no Cariri é esta equipe que está no dia a dia, articulando, apoiando, planejando e executando as ações e são os principais responsáveis pelos resultados que estão sendo apresentados aqui”.

Cartaxo falou ainda que o trabalho desenvolvido pelo escritório regional do Cariri está conectado com a estratégia de tornar o Ceará Empreendedor. “A ação do Sebrae no Ceará é descentralizada em 11 escritórios regionais e está estruturada em eixos como a melhoria do ambiente de negócios dos municípios, formação de lideranças regionais, implantação de uma cultura empreendedora e articulação das redes de ecossistemas de inovação. Tudo isso visando tornar o Ceará um estado mais empreendedor”.

Resultados

Apresentado pelo grupo cultural da região Carroça de Mamulengo, os resultados do escritório regional mostraram a força da atuação do Sebrae na região. “Se esse impacto dos investimentos realizados pela instituição no Cariri fosse transformado em notas de R$ 1 empilhadas, alcançaríamos aproximadamente cinco vezes a altura da Chapada do Araripe – um verdadeiro monumento ao empreendedorismo”.

Além disso, em 2024, nossos analistas, agentes e consultores percorreram todos os municípios caririenses, levando apoio, conhecimento e soluções. Se somássemos os quilômetros rodados, teríamos o equivalente a 2 bilhões de subidas e descidas na estátua do Padre Cícero, no Horto”.

Já na área da Cultura Empreendedora, foram 52 mil alunos no Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) no ano, “que equivalem a 5.200 cabines do teleférico do Horto lotadas de capital humano – cada uma repleta de ideias, sonhos e atitudes transformadoras. E não podemos esquecer as 200 cabines extras com os 2.250 professores capacitados na região, que são verdadeiros guias nesta viagem rumo ao futuro”.

Na área Competitividade Empresarial, que é apoiar os empreendedores e pequenos negócios em sua capacidade de crescer, inovar e conquistar o mercado, as ações do Sebrae/CE no Cariri alcançaram o equivalente a um estádio Romeirão lotado de empresas atendidas (cerca de 17 mil pessoas). É como imaginar cada cadeira ocupada por um negócio que foi apoiado, capacitado e impulsionado.

E na área da Inovação, a região conta com 30 startups, das quais três foram selecionadas pelo Sebrae/CE para participarem do Web Summit, maior evento de inovação do mundo, realizado em Lisboa. Já na área de melhoria do ambiente de negócios, 96% dos municípios da região participam do programa Cidade Empreendedora e as Prefeituras do Cariri representaram 60% das premiadas do Ceará na etapa estadual do Prêmio Prefeitura Empreendedora em 2024.

Falando na solenidade em nome dos gestores municipais da região, o prefeito de Juazeiro do Norte, Gledson Bezerra, destacou a importância da parceria com o Sebrae para o desenvolvimento do município. “Tenho muita alegria pelas parcerias que temos com o Sebrae, pois elas são determinantes para o sucesso do empreendedorismo em Juazeiro do Norte”.

Além da apresentação do resultado, o evento também foi marcado por uma homenagem aos empreendedores e parceiros do Sebrae que se destacaram no ano, como os representantes das Salas do Empreendedor premiadas, as empresas que conquistaram o Selo de Qualidade Empresarial, as administrações municipais premiadas no Prêmio Prefeitura Empreendedora, os municípios da região participantes do programa Território da Esperança, entre outros parceiros e empreendedores.

Plantão Empreendedor

Durante o evento, também foi celebrada uma parceria entre Sebrae e instituições como o Banco do Nordeste, Banco do Brasil, OAB subseção de Juazeiro do Norte, Associação dos Contabilistas da Região do Cariri Cearense, Sicredi e Vigilância em Saúde, para a implantação do Projeto Plantão Empreendedor.

A iniciativa piloto pretende tornar mais simples e acessível o dia a dia de quem empreende no Cariri, permitindo acesso direto a orientações e soluções, com menos burocracia e muito mais praticidade com atendimento presencial e online.

A articuladora do escritório do Sebrae/CE na região do Cariri, Elizangela Andrade, finalizou o encontro agradecendo aos empreendedores e parceiros da instituição e dividindo com eles o sucesso do trabalho alcançados pela instituição no ano. “O Sebrae é um elo destes parceiros que atuam em prol do desenvolvimento do Cariri”.

Números

– 17.189 empresas atendidas com soluções presenciais e digitais na região;

– R$ 6,8 investidos na região em várias iniciativas;

– 88,5% dos municípios da região contam com educação empreendedora nas escolas;

– 2.250 professores capacitado;

– 1° lugar no interior do estado em cobertura de atendimento em Cultura Empreendedora;

– Mais de 52 mil jovens participando do programa;

– Mais de 5 polos empresariais da região sendo potencializados em projetos especiais;

– 22 empresas da região contempladas com Selo de Qualidade Empresarial;

– Mais de 10 ambientes de inovação na região;

– Mais de 4 comunidades de inovação existentes no território.

 

Fonte: Agência Sebrae