Além do Natal, confira os dias que devem entrar no seu planejamento no último mês do ano
O ano está acabando, mas antes de 2025 começar, o mês de dezembro ainda reserva datas importantes para os empreendedores. Apesar dos holofotes voltados para o Natal, estar de olho em outras datas é importante para aproveitar todas as oportunidades que 2024 ainda tem a oferecer.
Para que você possa se planejar, PEGN reuniu as principais datas do mês. Confira.
02 de dezembro: Cyber Monday
A Cyber Monday é um evento pós-Black Friday, também marcado por grandes promoções e descontos, mas com foco no e-commerce. Em 2024, a comemoração acontece no dia 2 de dezembro.Inicialmente, a data tinha como objetivo impulsionar as vendas relacionadas ao segmento da tecnologia, sobretudo eletrônicos, como celulares e notebooks. Com o tempo, o dia foi ganhando espaço em outros setores, podendo ser aplicada a diversas categorias de produtos.
Como uma continuação da Black Friday, esta é uma oportunidade para aproveitar o apetite do consumidor com novas ofertas.
20 de novembro: Pagamento do DAS-MEI
Mesmo não sendo uma data comemorativa, o dia 20 de novembro deve estar no seu calendário. Nesta data, acontece o vencimento do boleto do Documento de Arrecadação do Simples Nacional dos microempreendedores individuais (DAS-MEI). Com pagamento mensal, os valores são sempre referentes ao mês anterior. As taxas variam de acordo com o tipo de atividade exercida. Veja aqui os valores e como gerar o boleto.
21 de dezembro: Início do verão
A estação mais quente do ano começa oficialmente no dia 21 de dezembro. Lojas de moda praia e de artigos para aproveitar o calor podem encontrar maneiras mais fáceis de aproveitar a ocasião. No entanto, com criatividade, todos os negócios podem usar o início do verão de forma estratégica. Mudar o catálogo, criar promoções especiais, inserir uma nova identidade visual e promover eventos pensados para a estação são alguns dos caminhos possíveis.
25 de dezembro: Natal
Entre as datas mais importante do comércio varejista, o Natal deve ser aproveitado estrategicamente durante todo o mês de dezembro. Para este momento, é importante treinar toda a equipe, preparar o estoque, garantir boas condições de compra e cuidar do pós-venda.
Para criar uma campanha de sucesso, vale apostar em uma identidade visual especial para a data, com embalagens personalizadas e campanhas de marketing exclusivas para o período.
31 de dezembro: Réveillon
Para encerrar o ano com chave de ouro, é possível aproveitar o fim de 2024 para queimar o estoque. Além disso, lembre-se que muitos consumidores podem deixar para se preparar para a passagem de ano de última hora, por isso, comércios que trabalham com alimentos e bebidas, por exemplo, podem se beneficiar da ocasião.
Preparar mensagens de fim ano para os clientes também é um caminho para aproveitar a celebração para se conectar com a clientela e marcar a presença da marca em 2025.
Fonte: Revista PEGN