EMPREENDER

Search
Close this search box.

Sebrae/CE lança o Selo de Qualidade Empresarial 2024 com várias novidades

Com a presença do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE e vice-presidente da Fecomércio, Cid Alves, dos diretores técnico e de Administração e Finanças do Sebrae/CE, respectivamente, Alci Porto e Reginaldo Lobo, da secretária executiva da Secretaria de Turismo de Fortaleza, Paola Braga, que representou o secretário licenciado, Alexandre Pereira, além de representantes das entidades que compõem o Comitê Gestor da premiação, o Sebrae/CE lançou, nesta quarta, 13/03, a edição 2024 do Selo de Qualidade Empresarial.

O Selo é um programa do Sebrae, nascido no Ceará e adotado por outros estados brasileiros, e que busca estimular a implantação de melhorias dos sistemas de gestão nas empresas de serviços cearenses, de modo a contribuir para uma maior competitividade, qualidade, inovação e sustentabilidade das mesmas.

Abrindo a solenidade, realizada no Auditório da instituição, o presidente Cid Alves ressaltou que a excelência é o foco do Selo de Qualidade Empresarial do Sebrae/CE. “O Selo, que tem mais de 20 anos, é uma forma de adequação das empresas para que elas atinjam um nível cada vez maior. E é importante para nós, que fazemos o Conselho Deliberativo do Sebrae/CE, poque ele gera qualificação para as empresas e, com isso, podemos impulsionar a qualificação, inclusive da mão de obra. Nesse processo de qualificação, o Sebrae/CE tem a parceria do Senac e Sesc. Nessa estrutura que inclui a Fecomércio e o Sebrae/CE, conseguimos avançar a largos passos, como tem acontecido”, ressalta.

Já o diretor técnico Alci Porto enfatizou a longevidade do Programa. “Não é fácil manter ativo um programa por tantos anos. Mesmo outros Sebrae, que tentaram implantar o Selo em seus estados, não conseguiram êxito porque, o que caracteriza essa iniciativa do Sebrae/CE é o processo que envolve consultores e um Comitê Gestor, que é formado por representantes de 16 instituições empresariais e do poder público convidadas, que são, realmente, a partir da pontuação, os que definam os ganhadores do Selo”.

Falando em nome do secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, a secretária executiva da pasta, Paola Braga, explicou a importância do Selo de Qualidade para o setor e para os empreendedores que, junto com outras ferramentas da própria secretaria, só têm agregado valor ao Turismo cearense.

NOVIDADES

Nesta edição de 2024, o Selo de Qualidade Empresarial incluiu algumas mudanças. A gestora estadual do Projeto, Cattleya Guedes, apresentou as novidades. Primeiro, a validade do Selo que passa de um para dois anos. Depois a inclusão da atividade de Coworking, a pedido dos empreendedores da área. O Selo irá mensurar e avaliar as práticas de ESG das empresas inscritas, trazendo mais um diferencial de mercado para os setores atendidos. Além disso, será ofertado, também, o Selo Petfriendly, preparando os pequenos negócios para receber os clientes e seus animais de estimação.

Fora isso, o Selo continua beneficiando os segmentos de Alimentação fora do Lar (restaurantes, serviços de buffet, barracas de praia e bares), Lazer, Turismo e Eventos (agências de viagens, hotéis, pousadas e organizadoras de eventos), Saúde e Bem-Estar (salões de beleza, academias de musculação e ginástica, serviços de estética, clínicas, laboratórios e farmácias de manipulação) e Transporte (manutenção de veículos e oficinas de automóveis).

Em 2023, o programa teve 418 empresas inscritas. Deste total, 280 receberam a certificação. Todas as inscritas no programa passaram por um processo de análise e avaliação do nível de maturidade do Sistema de Gestão, realizado por consultores contratados pelo Sebrae/CE. A expectativa para 2024 é de que esse número seja ainda maior.

As inscrições para o Selo de Qualidade Empresarial podem ser realizadas pelo site www.selosebrae.com.br. Mais informações pelo telefone 0800.570.0800 (gratuito) ou nos escritórios regionais do Sebrae/CE.

Fonte: Agência Sebrae Ceará