EMPREENDER

Search
Close this search box.

Imperatriz: Startup Day debate o uso da Inteligência Artificial nos negócios

Uma tarde dedicada à inovação e ao mundo das startups, de olho na Inteligência Artificial. Assim foi o Startup Day de Imperatriz, ocorrido no último sábado (16). O evento fomentou o empreendedorismo inovador e debateu o apoio às startups e a importância do conhecimento nesse cenário de transformação.

O Startup Day foi organizado pelo Sebrae em 178 cidades do país e no Maranhão ocorreu em 16 municípios, com uma série de palestras e oficinas que geram conhecimento e experiências para quem já atua no segmento e para pessoas, especialmente os jovens, que desejam entender melhor como funciona uma startup.

Em Imperatriz, a programação focou em duas palestras. A primeira, abordando inovação incremental, a chave para o sucesso das startups e a segunda, enfatizando estratégias para startups em um ambiente de inteligência artificial. A estudante Mariana Nascimento, uma das idealizadoras da ZTech, aproveitou a oportunidade para fazer networking e se atualizar sobre o universo das startups.

“Eu que me interesso muito nesse setor de inovação e tecnologia, então o Startup Day foi uma ótima oportunidade para me atualizar sobre o tema. O Sebrae está promovendo um ótimo trabalho em relação ao empreendedorismo, em relação à inovação. O Startup Day é show, e que venha a próxima edição “, comenta.

Francimar Tomásio, um dos palestrantes do evento, enfatizou a importância da experiência do cliente, destacando uma abordagem centrada no cliente como crucial para o sucesso de qualquer empreendimento, particularmente em um ambiente bastante competitivo como o das startups.

“Quando a gente fala de experiência do cliente, a gente acaba pensando muito em ter um produto ou um serviço que atenda as necessidades dele. Então focar nisso, lógico, vai te dar a possibilidade de manter uma rotatividade de produtos na empresa porque você está focado em entregar o que foi pensado justamente para aquele usuário”, explica.

STARTUP DAY

O Startup Day é idealizado pelo Sebrae. No Maranhão, foi realizado em parceria com os ecossistemas de inovação, com objetivo de fomentar o ambiente inovador brasileiro e apresentar a experiência do programa Sebrae Startups, iniciativa de fomento às startups em todo o Brasil. Na edição de 2023, em todos os 26 estados e no Distrito Federal, o evento reuniu 16 mil pessoas.

A gerente do Sebrae em Imperatriz, Márcia Martins, ressaltou o fortalecimento do ecossistema local no desenvolvimento da inovação. “Lançamos o Pacto de Inovação de Imperatriz no início deste ano, e o Startup Day é um dos eventos do nosso cronograma de ações. Desta forma, vamos fortalecer o empreendedorismo na região, com foco na inovação”, pontua.

O evento serviu ainda como um despertar para as oportunidades nessa área, além de consolidar o ecossistema estadual de inovação, aproximando participantes e comunidades de instituições como o Sebrae, que, há mais de uma década, tem forte presença nesse ambiente, impulsionando negócios e empreendedores, abrindo mercado ou estimulando as empresas tradicionais para a adoção de práticas inovadoras, entre outras ações.

Fonte: Agência Sebrae Maranhão