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Pequenos negócios que apostam nos orgânicos são destaque na BioBrazil Fair 2023

Quem for conferir a BioBrazil Fair, entre os dias 14 e 17 de junho, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, poderá conhecer pequenos negócios que atuam no mercado de orgânicos no país. Com apoio do Sebrae, 12 pequenos negócios de oito estados do Brasil foram selecionados para participar do grande encontro anual do mercado orgânico brasileiro e o maior evento de negócios do setor na América Latina.

A escolha dos empreendedores para expor no estande do Sebrae foi feita a partir de critérios obrigatórios do evento, como ter certificação de orgânico e capacidade de comercialização em nível nacional. É o caso da empresa Crilancha, marca de biscoito de polvilho fabricado no Espírito Santo. Com apenas um ano no mercado, o produto já é vendido para praticamente todo o Brasil.

“Desde o início, a minha ideia era atuar no ramo da alimentação que conversasse com as crianças e permitisse a inclusão por meio do alimento. Eu queria que fosse orgânico de verdade e fosse 100% seguro e nutritivo para todo o público infantil, mas principalmente para aquelas crianças que têm restrições alimentares ou alergias”, explica a fundadora da marca, Maíra Welerson.

Pela primeira vez na BioBrazil Fair com a Crilancha, a empreendedora afirma que será um momento de apresentar o produto e também fazer com que as pessoas entendam todo o trabalho envolvido no processo. “Vamos fazer uma ação de promoção e conscientização para os nossos produtos orgânicos e a expectativa é muito alta. Queremos que as pessoas provem nossos biscoitos e, mais do que isso, que entendam todo nosso processo”, comenta.

Outro pequeno negócio que vai estar pela primeira vez na edição deste ano da BioBrazil Fair é o Amazonbai, marca de açaí produzido no Amapá pela Cooperativa dos Produtores Agroextrativistas do Bailique e do Beira Amazonas, ambos territórios localizados na foz do Rio Amazonas. O açaí é o primeiro e único do mundo com 100% da certificação FSC (Forest Stewardship Council) e recentemente adquiriu a certificação como orgânico pela Ecocerti. “Nossa expectativa é gigantesca. Nós vemos o açaí como um caso de segurança alimentar e para nós é muito importante estar na mesa dos brasileiros. Queremos fechar negócios com empresas nacionais e também vender o açaí como matéria-prima para indústrias de processamento seja de cosméticos ou alimentar”, conta Jaqueline Sanches, assessora de projetos da empresa.

Pela segunda vez, os produtos da Fazenda Burin vão marcar presença na feira, com apoio do Sebrae. A agroindústria localizada em uma pequena propriedade rural na região de Sobradinho, no Distrito Federal, produz alimentos orgânicos congelados, como quibe vegetal, carne de jaca desfiada, coxinha de jaca, lombo de jaca desfiada, entre outras iguarias veganas.

De acordo com Carla Burin, que comanda o empreendimento ao lado do marido, essa será uma oportunidade de aproveitar a feira de uma forma mais ampla. “Ano passado nós fechamos bons negócios e neste ano vamos participar com muito mais maturidade e mais preparados para negociar não somente para fechar vendas, mas para buscar fornecedores e visitar fabricantes de equipamentos” esclarece.

Em sua 17ª edição, a BioBrazil Fair terá mais de 700 expositores e mais de 1,4 mil marcas espalhadas pelos 42 mil m² de exposição. São esperados mais de 40 mil visitantes durante os quatro dias do evento, além da presença de representantes de 24 países.

“Os donos de pequenos negócios poderão expor e comercializar seus produtos no estande do Sebrae, além de acompanharem a extensa programação e terem a oportunidade de um rico networking com outros empresários participantes”, destaca Luiz Rebelatto, analista de Competitividade do Sebrae Nacional.

Promoção de produtos tradicionais, artesanais e típicos

A BioBrazil Fair também será um espaço estratégico para a divulgação e promoção de produtos tradicionais, registrados como Indicações Geográficas (IGs), artesanais e típicos produzidos por pequenos negócios de todo o território brasileiro.

No estande do Sebrae, será possível conhecer mais sobre a plataforma on-line “Do Brasil à Mesa – Produtos de Origem”, lançada recentemente em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, CNA e Senar. Clique aqui para acessar.

Fonte: Agência Sebrae