Identificamos todos esses avanços, claramente, no faturamento anual do setor, que rompeu a marca de R$200 bilhões e registrou um faturamento de R$211 bilhões em 2022.
Esse crescimento e, por que não, reconhecimento do setor, é resultado de uma série de ações e investimentos tanto da franqueadora, que proporciona uma gestão mais horizontal, com orientação, suporte e capacitação da rede, quanto das franqueadas e franqueados, que cumprem as promessas da marca, encantam clientes finais e executam os direcionamentos e as diretrizes da rede.
Inclusive, ao analisar o Ranking das 50 Maiores Franquias (por número de unidades), podemos observar que 75% das redes possuem mais de dez anos de existência. A média é de 20 anos de presença ativa no Franchising. Isso só nos mostra o quanto as redes atingiram um nível de maturidade no mercado que as impulsiona a expandir suas operações.
Toda essa maturidade e crescimento se justifica quando olhamos especificamente para três pilares que, se desenvolvidos constantemente, podem mover ponteiros na sua operação de Franchising.
Governança corporativa
É essencial para as franqueadoras garantirem uma gestão transparente, ética e eficiente na rede. Aqui, ressalto as regras de compliance, constando todas as normas, diretrizes, regulamentos, padrões éticos e os pontos essenciais que precisam estar em conformidade com toda a rede, para que todas e todos zelem pela marca e reputação do negócio.
Além disso, para uma boa Governança Corporativa, a adesão de Conselhos Administrativos e Consultivos dentro de uma rede deve ser valorizada. Ter profissionais de áreas distintas da diretoria, com um olhar amplo para o mercado, auxilia em tomadas de decisões (Conselho Consultivo), bem como a fiscalizar a diretoria executiva em práticas e ações para a empresa (Conselho Administrativo).
Modelos de negócios
É fundamental ter o olhar atento para o seu cliente. A mudança de hábitos de consumo, certamente, foi acelerada com a pandemia e depois dela, mas as pessoas estão sempre em constante evolução, buscando novas formas de acessar conteúdos e produtos. Então, se pergunte com frequência: onde está meu cliente? Meu produto está chegando no meu público?
O Franchising é um segmento versátil, que permite explorar diferentes modelos de negócios para alcançar o consumidor final, como o e-commerce e a venda direta. Portanto, não fique no seu quadrado; permita-se sempre expandir e ajustar seu modelo de negócios quando perceber que seus potenciais clientes precisam de outras formas de chegar até seu produto ou serviço.
Franchising e capital humano
Por último, mas não menos importante, eu não poderia deixar de destacar a importância de investir cada vez mais no desenvolvimento humano da Rede. É importante olhar para todas as esferas da franqueadora: CEO e diretoria executiva, equipe da franqueadora, franqueada e franqueado, equipe da franquia e clientes; todas essas pessoas devem ser munidas de conteúdos que impulsionam uma melhor performance.
Proporcionar os treinamentos necessários para cada time e capacitar cada um deles é o que mantém o nível de competitividade alto e um Franchising cada vez mais padronizado, a caminho da excelência.
Como sempre falo, o Franchising traz em sua essência a prosperidade. Ele vai muito além do que uma clonagem ou réplica de um modelo de negócios. Mas quando vejo resultados que superam nossas expectativas, fico ainda mais ansioso para o que o mercado nos reserva futuramente.
Vamos juntas e juntos! Sucesso!
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Adir Ribeiro é Mentor Endeavor, CEO e fundador da Praxis Business com mais de 30 anos de experiência no mercado de varejo, franquias e empreendedorismo.
Fonte: Endveador