A edição de 2023 do Startup Summit terá uma novidade para ampliar a conexão entre startups, corporates, fundos de investimento e programas de internacionalização. Trata-se do e mais de uma centena de fundos de investimento nacionais e internacionais. Os selecionados terão acesso gratuito ao evento e direito a um estande, em um dos três dias do evento. As inscrições para o programa vão até 10 de junho, por meio da plataforma Sebrae Startups.
O 6o Startup Summit ocorre de 23 a 25 de agosto no Centrosul, em Florianópolis (SC). Para este ano, são esperadas mais de 10 mil pessoas presencialmente na capital catarinense. O evento é realizado pelo Sebrae Startups e pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE).
Investidores buscam negócios inovadores
Uma das venture capitals presentes no Startup Summit será a Invisto. Para a head de Desenvolvimento de Negócios e Relações com Investidores, Marina Leite, a prioridade é investir em startups B2B, especialmente naquelas que desenvolvem softwares como serviço (SAAS) e que tenham dois ou mais fundadores. Em relação aos setores, as preferências são por soluções nas áreas de cibersegurança, logística e energia, embora ideias em outros ramos tecnológicos também sejam bem-vindas.
Segundo Marina, o relacionamento com as startups exige confiança, governança e organização, além de sócios alinhados aos objetivos de longo prazo. Ainda de acordo com a executiva, a expectativa para o evento é encontrar empreendedores que estejam fazendo algo diferente. “Queremos ver inovação. Estamos vendo muito do mesmo, o que pode ser um reflexo do momento atual”, diz Marina.
Na perspectiva de Paulo Costa, CEO do Cubo Itaú, hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico, o Startup Summit é uma oportunidade importante para que os fundadores não só acessem o conteúdo fornecido pelos especialistas, mas também troquem experiências entre si, além de terem disponíveis corporações e investidores que podem dar match com a startup.
“Como uma instituição que acredita no poder das conexões e na serendipidade, que são esses encontros ao acaso, um evento como esse permite que os empreendedores sejam vistos por diferentes perfis de corporações e investidores, fomentando as oportunidades de geração de negócios”, ressalta o CEO do Cubo.
Segundo Antônio Patrus, diretor financeiro da Bossanova Investimentos, o Sul do Brasil é cada vez mais um mercado importante no ecossistema de startups. “A perspectiva de crescimento é positiva, visto que enxergamos o mercado de Venture Capital regional aquecido, surgindo novos entrantes que possibilitem o fomento de co-investimentos em conjunto com a Bossanova”, explica Patrus.
Visibilidade e networking
Cada empresa selecionada pelo Programa 1k+ terá direito a uma credencial e à chance de ter visibilidade, realizar networking e a assistir à programação completa, que prevê mais de 200 palestrantes e 21 trilhas de conteúdo. O evento também terá centenas de estandes para empresas promoverem networking e fecharem negócios.
O Startup Summit 2023 oferece oportunidades de interação e agendamento de reuniões 1:1 com os principais atores do ecossistema, investidores e corporates, por meio do app de networking. Além disso, os participantes poderão conferir o Investor & Corp Book, contendo a informação de todas as empresas e Venture Capitals presentes na edição deste ano.
Além da versão presencial, o público poderá conferir as palestras da plenária que serão transmitidas on-line. Entre os nomes confirmados estão Amure Pinho, fundador e CEO da Investidores.VC; David Ledson, VP da Sólides; Fernanda Ribeiro, cofundadora da Conta Black; Mari Dias, cofundadora e CEO da Gupy; Piero Contezini, executive chairman da Asaas; Rodrigo Cunha, cofundador e CPO da Neurotech; Vinicius Roveda, fundador e CEO da Conta Azul, entre outros.
Expectativa pela maior edição do Startup Summit
De acordo com Luc Pinheiro, diretor-técnico do Sebrae de Santa Catarina, a expectativa é que essa seja a maior edição do evento. No começo de maio, foi lançada a plataforma Sebrae Startups durante o Web Summit Rio, e o polo catarinense foi considerado referência nacional, compartilhando práticas e iniciativas de fomento ao ecossistema de inovação. Na edição 2023 do Startup Summit, a ideia é promover ainda mais conexões.
“Em 2022, atingimos um público recorde de 6 mil pessoas em dois dias, além de 25 mil pessoas que acompanharam as palestras de forma remota. O Startup Summit tornou-se uma peça fundamental no calendário para empresas que estão em fase de validação, operação ou tração. Além disso, trata de temas e tendências nacionais e internacionais que são pertinentes para empreendedores que querem investir em tecnologia e inovação”, afirma.
O presidente da ACATE, Iomani Engelmann, conta que Santa Catarina é o local ideal para receber um evento desta magnitude: “Santa Catarina teve um crescimento exponencial em empresas de tecnologia nos últimos anos e hoje o setor ultrapassa os R$ 23 bilhões em faturamento no estado. Temos muita experiência e um ecossistema muito sólido, portanto, o Startup Summit é uma forma de contribuirmos com conhecimento para todo país”.
Mais informações estão disponíveis em www.startupsummit.com.br.
Fonte: Agência Sebrae