A inovação é decisiva para o crescimento do nosso ecossistema. No ambiente de negócios que vivemos, super competitivo e acelerado, o acesso a profissionais de tecnologia é fundamental para que empresas consigam desenvolver soluções inovadoras para problemas cada vez mais complexos.
Entretanto, todo esse potencial criativo e econômico está ameaçado aqui no Brasil, por um déficit na formação de talentos da área.
Segundo a Brasscom, cerca de 530 mil vagas de tecnologia não serão preenchidas no país até 2025. Sem capital humano qualificado para atender às transformações no mercado, temos muito a perder.
Profissionais de tecnologia em empresas e organizações
Com base nos desafios da nossa rede e na análise de propostas de outras organizações, lançamos um estudo inédito para entender e dar visibilidade à atuação do ecossistema na formação de profissionais de tecnologia no Brasil.
Além da nossa experiência com o tema, mapeamos mais de 171 iniciativas de formação de jovens, sendo 27 delas lideradas ou apoiadas por Empreendedoras e Empreendedores Endeavor.
No estudo, identificamos dois grandes desafios:
Isso prova que precisamos formar e empregar profissionais em escala, considerando não apenas a quantidade, mas também a qualidade na formação destes talentos.
Dessa forma, estes obstáculos mostram que o ensino em tecnologia precisa ser multidisciplinar, envolvendo proficiência tecnológica, conhecimentos técnicos específicos e habilidades socioemocionais.
Grandes desafios precisam de esforço coletivo, por isso, o setor privado e o terceiro setor têm trabalhado em conjunto para formar e incluir talentos no mercado.
Ações como as que foram mapeadas pelo estudo buscam construir um país preparado para o trabalho de amanhã. Formar profissionais de tecnologia é chave para o futuro das empresas e da inovação no Brasil.
Fonte: Endeavor