Pitch pode ser traduzido como arremesso ou lançamento, termo que é muito conhecido no beisebol. No mercado do empreendedorismo, Pitch refere-se a um lançamento de ideias, que tem como objetivo iniciar um relacionamento com clientes ou investidores para apresentação de produtos ou serviços.
Para Jorge Vargas Neto, CEO da BHub, startup de Gestão por Assinatura (GPA), o foco do pitch é agendar uma segunda conversa. “Mais do que falar sobre o seu negócio, o pitch precisa fazer com que os seus ouvintes se interessem pela sua história, é quando um prospect se identifica com sua dor e começa a fazer perguntas mais específicas sobre aplicação, prazos, SLA e/ou dores específicas”, analisa.
Como apresentar um pitch?
O CEO explica que não basta apenas utilizar a oratória para apresentar ideias, mas apoiar o discurso com conceitos, explicações e projeções. “No mundo das startups e dos investimentos internacionais, essa apresentação é chamada de deck.” explica “Cada empreendedor pode criar seu próprio deck. Aprender com as experiências de outros empreendedores e não repetir os mesmos erros são vantagens competitivas que podem acelerar os processos e negócios de novas empresas.” continua.
Dica de estrutura de um bom pitch deck:
1 – Value proposition: comece apresentando brevemente qual é a sua promessa de valor e uma frase para apoiar esse valor;
2 – Problematização: conte em poucas palavras a dor de mercado que você pretende resolver;
3 – Total Addressable Market (TAM): mostre em números o universo de clientes que compartilham da dor acima;
4 – Solução: explique como você se propõe a resolver a dor percebida. Como o seu serviço atende ao mercado?
5 – Tração: como o seu negócio crescerá e com qual velocidade? Se você está partindo do zero, busque informações e dados para justificar esse crescimento;
6 – Diferencial: Por que escolher a sua empresa? Qual a vantagem ou benefício de sua ideia? Por que ela é inovadora e diferente das opções atuais do mercado?
7 – Business model: Apresente como será o seu modelo de negócio. Exemplo: SaaS, marketplace, e-commerce;
8 – Projeção financeira: Compartilhe a racionalização do seu negócio e como será seu crescimento. Dê uma ideia do quanto você planeja gastar em tecnologia, pessoal, marketing etc.;
9 – Time: Mostre quem estará junto a você em seu negócio. Aproveite para mostrar o porquê eles foram escolhidos. Inclua destaques e conquistas profissionais.
10 – Ask (Opcional): Diga o quanto você pretende captar e as metas de retorno para 18 ou 24 meses. Você também pode deixar o pedido em branco e entender o quanto a sua ideia vale para os investidores.
Por fim, Jorge avalia que os fundos de investimentos podem solicitar documentos adicionais para respaldar a apresentação, como dados mais específicos, entre eles: unit economics, business plan, valuation e burn rate.
“Construir um pitch de sucesso é o pontapé inicial para você fazer sua empresa decolar rumo aos seus primeiros clientes e rodadas de investimentos.” finaliza.
Fonte: Startupi