Pedir carro por aplicativo tomou conta do mundo. Isso significa que a competição nesse mercado também. Por isso, é preciso fazer diferente.
A Cabify, um unicórnio espanhol, prova que o sucesso pode acontecer de mais formas do que ter uma grande fatia do mercado. O impacto ambiental e social também fazem parte da equação.
“O que me move é o desejo de aumentar a sustentabilidade no mundo“, conta Juan de Antonio, fundador e CEO da Cabify.
Como tudo começou
Antonio fundou a Cabify em 2011, na Espanha, para construir uma solução ganha-ganha para pessoas condutoras e passageiras.
Ele percebeu que as pessoas precisavam de serviços de mobilidade mais acessíveis. Isso na Espanha e também nas cidades que têm o espanhol como língua nativa, em que o transporte público não atendia todas as necessidades das pessoas. Assim, ele entendeu que sua missão era transformar o sistema de transporte das cidades.
“Nosso plano sempre foi ter uma solução sustentável, incluindo o preço. Todas as pessoas envolvidas precisavam ganhar. A Cabify quer gerar valor compartilhado”, completa.
Cabify e Endeavor
Antonio conheceu a Endeavor em 2009 durante seu MBA na Universidade de Stanford. E, assim que a Endeavor abriu o seu escritório na Espanha, ele começou o processo seletivo para se tornar um Empreendedor Endeavor.
Ele lembra de um dos conselhos mais importantes que recebeu na sua jornada empreendedora de um Mentor Endeavor: “você, fundador, deve possuir mais da sua empresa“.
E foi se empoderando da sua empresa, do mercado, cuidado de quem dirige e de quem pede corrida, que Antonio cresceu a Cabify.
Hoje
Hoje, a Cabify é uma das melhores formas de se deslocar na Espanha e em mais de 40 cidades em sete países de língua espanhola. A scale-up conta com mais de 400 mil motoristas, atende mais de 65 mil empresas e possui mais de 33 milhões de clientes regulares cadastrados na plataforma.
Na Cabify, a representação feminina representa mais do dobro da média das empresas de tecnologia na América Latina – totalizando 46% de mulheres trabalhando na scale-up em 2021. Além disso, possui uma comunidade para ouvir as necessidades de passageiras, que temem pela falta de segurança no transporte público da América Latina.
A scale-up também leva a sério seu compromisso com a sustentabilidade. Ao integrar uma variedade de transportes, a Cabify é uma empresa 100% neutra em carbono, isso significa que ela compensa todo o CO₂ emitido em suas viagens.
Outra forma de relacionamento ganha-ganha com a sociedade foi a criação do Envíos durante a pandemia do Covid-19. O serviço de transporte de pequenos bens entre indivíduos e empresas ajudou a sobrevivência de vários motoristas. A iniciativa foi tão bem sucedida que a empresa está investindo em logística urbana para conectar lojas e armazéns com clientes para realizar mais entregas.
Dessa forma, mais do que um serviço de transporte, a scale-up pretende combinar seus serviços de mobilidade para oferecer segurança, acessibilidade e preços justos para todas as pessoas.
Pelo exemplo do Antonio, a Cabify está redefinindo a forma como as empresas de alto impacto podem inspirar as melhores práticas para gerar equidade social e sustentabilidade em todo o mundo.
Fonte: Endeavor